terça-feira, 4 de outubro de 2011

Seu bebê é o que você come

Pesquisa mostra que consumir alto teor de gordura durante a gravidez pode aumentar o número de células gordurosas do bebê

Você já sabe a importância de seguir uma alimentação saudável durante a gestação, não é mesmo? Mais uma pesquisa vem para reforçar essa ideia. O novo estudo, feito com ratas, indica que grávidas que mantêm uma alimentação rica em gordura pode influenciar no índice de massa gorda dos bebês.

Segundo os cientistas do Hospital Infantil da Universidade de Saúde e Ciência Doernbecher, nos Estados Unidos, bebês cujas mães seguem uma alimentação saudável tendem a ser mais magros. Enquanto os filhos de mulheres que consomem alimentos gordurosos têm maior taxa de massa gorda e mais tendência a serem obesos.

“A principal descoberta da pesquisa é que os bebês nascem com uma mudança acentuada na composição corporal, independente de haver contato com qualquer alimento”, diz a pediatra Stephanie Krasnow, coordenadora da pesquisa.

A boa notícia é que mudar a alimentação durante a gravidez reduz consideravelmente o risco desses efeitos negativos. Para os pesquisadores, essa informação é extremamente importante quando se leva em conta que quase metade das mulheres em idade fértil têm sobrepeso ou são obesas nos Estados Unidos, de acordo com o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Aqui no Brasil, o número de obesos também não para de aumentar.

Segundo a obstetra Maria Luisa Mendes Nazar, do Hospital Edmundo Vasconcelos (SP), a pesquisa faz todo sentido. "É simples: tudo que a mãe ingere vai para o bebê, ou seja, os alimentos são responsáveis pelo desenvolvimento da criança. Nesse sentido, é preferível que a mulher engorde mais seguindo uma alimentação rica em fibras e proteínas do que ganhe poucos quilos, mas com uma dieta muito gordurosa", diz.