segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pesquisa aponta os maiores riscos que a internet oferece às crianças

Levantamento de empresa de informática mostra que 79% das crianças brasileiras já tiveram experiências negativas online


Visualizar conteúdo impróprio para sua idade, infectar o computador da família com vírus e se relacionar com desconhecidos - por meio de redes sociais - são os problemas mais frequentes entre crianças e adolescentes na web. É o que mostrou o Relatório Norton Online Family 2011, divulgado nesta quarta (16) pela Symantec.

Segundo os pesquisadores, que estudaram os hábitos virtuais de 800 brasileiros – 500 adultos, 200 crianças e 100 professores -, cerca de 80% daqueles com idades entre 8 e 17 anos já enfrentaram algum tipo de contratempo no mundo virtual.

A principal novidade da 4ª edição do estudo – que reuniu cerca de 10 mil pessoas em 24 países - é o “cyberbaiting”, uma espécie de bullying contra professores, que são insultados e provocados pelos alunos e têm suas reações gravadas e divulgadas nas redes sociais. Essa prática faz com que 39% dos docentes considerem um risco ser amigo dos alunos nas páginas de relacionamento virtual.

E se você tem dúvida se impor regras ao seu filho sobre como ele deve usar a internet funciona mesmo, saiba que elas são importantes, sim. Insista! De acordo com o relatório, que mostrou que 49% dos pais fazem isso, quando os filhos obedecem os pais cerca de 56% teve alguma experiência ruim na web contra 91% daqueles que ignoraram as normas.