domingo, 1 de maio de 2011

Grávida aos 40 e Dicas para Gestantes

Grávida aos 40

A sociedade passa hoje por transformações marcantes no que diz respeito às atitudes dos homens e das mulheres. Hoje em dia é muito comum os dois trabalharem e assumirem responsabilidades iguais. Cada vez mais as mulheres se preocupam com a realização profissional e conseqüentemente adiam tanto o casamento quanto os projetos de maternidade.

Outra mudança importante é o fato de a mulher não se ver mais obrigada a permanecer casada quando chega a conclusão de que o relacionamento se esgotou. Um novo casamento pode acontecer, e logo o desejo de um filho com o novo parceiro. Tanto que, nas clínicas de infertilidade, um dos principais motivos para se tentar recanalizar uma trompa ligada anteriormente é um novo casamento ou relacionamento.

Como a fertilidade geral da mulher decai a partir de 35 anos, é comum ocorrer dificuldade em engravidar, principalmente após os 40 anos.

Um grande avanço na medicina foi a Fertilização In-Vitro. Hoje é possível que mulheres na fase pre-menopausa ou menopausa recente consigam ter filhos através dos programas de doação de óvulos.

As mulheres com 37 anos ou mais apresentam uma chance maior de ter filhos com alterações genéticas, principalmente síndrome de Down. Esse risco se acentua muito após os 42 anos. Todas as grávidas com mais de 37 anos devem ser orientadas sobre a possibilidade de se realizar uma biópsia de vilo corial para saber se existe alguma alteração cromossômica com seu bebê.

Apesar da gestação após os 40 anos ainda ser considerada de risco, o grande desenvolvimento da medicina nos últimos anos tem criado condições para que essas gestações sejam bem acompanhadas. Geralmente equipes compostas por obstetras, clínicos gerais e pediatras atuam em harmonia para dar mais segurança ao casal.

O mais importante é você conversar com o seu médico para estabelecer desde o início um acompanhamento adequado às suas condições. Cada mulher tem seu histórico. O desenvolvimento da gravidez após os 40 anos será diferente de caso para caso. Por exemplo: o desenrolar da gravidez será diferente se você já teve um filho ou se é a sua primeira vez.

Fonte:Mater Dei Saúde

Dicas para Gestantes

A celulite assumiu, praticamente sozinha, o papel de grande vilã das mulheres, inclusive das mais jovens. Execrada pela mídia, ela monopolizou a atenção de pesquisadores e cientistas do mundo inteiro. Mas muito pouco se fala, ou se faz, sobre outro fantasma que assombra um grande número de mulheres: as estrias. 

Quando e por que elas aparecem? Essencialmente, elas ocorrem quando há perda de elasticidade da pele, ocasionada pela diminuição das fibras de colágeno e elastina, em função dos seguintes fatores:

-       Mecânicos: quando a pele é submetida a um estiramento excessivo como, por exemplo, durante a gravidez, apontada como principal fator para a ocorrência de estrias.  Estatísticas mostram ainda que, em 75% das grávidas, as estrias surgem entre o 4º e 6º mês de gestação.

- Metabólicos e endócrinos: o metabolismo da glicose e os distúrbios endócrinos agem sobre a atividade dos fibroblastros, células de tecido conjuntivo que formam os tecidos fibrosos do organismo.

Outras condições como a obesidade e o efeito “sanfona”, a puberdade e o uso de corticóides podem contribuir para o surgimento das estrias.

Para melhorar a resistência da pele ao estiramento e fortalecer o tecido conjuntivo, os pesquisadores dos laboratórios Pierre Fabre desenvolveram para sua marca Elancyl, o SPECIFIC VERGETURES, um produto indicado na prevenção e redução de estrias.

Os princípios ativos do SPECIFIC VERGETURES são:

- Extrato de origem marinha, extraído de escamas de peixe: estimulante do metabolismo celular. Tem propriedades cicatrizantes que ajudam na regressão das estrias muito recentes.

- Complexo restruturante elaborado com hidroxiprolina: aumenta a resistência da pele e hidrata.

- Silício orgânico: reestrutura os tecidos e favorece a síntese do colágeno.

- Vitamina E: antioxidante. Atua contra os radicais livres e tem propriedades hidratantes.

- Azeite de cártamo, óleo vegetal rico em ácidos graxos essenciais: melhora a flexibilidade da pele e mantém a taxa de hidratação ideal, uma vez que nutre a pele, melhorando sua resistência às distensões.

Modo de Usar:

Para prevenir: utilize o creme SPECIFIC VERGETURES, todos os dias a partir do 3º mês de gravidez até três meses após o parto, sobre a barriga, seios, nádegas e coxas. Durante o aleitamento, evite os bicos dos seios.

Para reduzir estrias recentes: aplique duas vezes ao dia, após o banho, nas zonas afetadas, durante três meses.

Preço médio sugerido: R$ 86,27