sexta-feira, 13 de maio de 2011

Gripe suína: seu filho já recebeu a segunda dose da vacina?

Se você vacinou a criança no tempo certo, leve-a ao posto para receber a segunda picadinha agora. Veja o que fazer se aconteceu algum atraso.

 
Fique atento ao calendário de vacinas do seu filho: se ele tomou a primeira dose da vacina contra a gripe suína entre os dias 22 de março e 2 de abril, já está na hora de dar a segunda. Os postos de saúde já disponibilizam as vacinas para crianças de 6 meses a 2 anos de idade que receberam a primeira parte da imunização nesse período. A primeira picadinha serviu para criar anticorpos no organismo das crianças, a segunda vai reforçar a defesa.

O intervalo entre uma dose e outra recomendado pelo Ministério da Saúde (MS) foi de 30 dias. Se você acabou de perceber que faz mais tempo desde o dia em que seu filho recebeu a primeira meia dose, leve-o ao posto de saúde o mais rápido possível. O importante é que as crianças estejam completamente imunizadas até o final de maio, já que os casos de gripes e resfriados aumentam com a chegada do inverno.

O MS registrou até agora a quantidade de 43,9 milhões de pessoas imunizadas em todo o Brasil. Entre elas, 4,5 milhões de doses foram aplicadas em crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, considerado mais de 100% de cobertura da campanha para essa faixa etária. Essa é, inclusive, um dos grupos que o órgão considera de maior risco já que, em 2009, crianças dessa idade apresentaram a maior taxa de incidência de casos graves confirmados para influenza H1N1, com taxa de 154 por 100 mil habitantes.

Dúvidas freqüentes:

Apenas uma aplicação da vacina para as crianças já é suficiente para a completa imunização?

Não. No caso das crianças entre 6 meses e 2 anos a vacina é dada em duas etapas. Enquanto a primeira ajuda a criar anticorpos, a segunda sela o processo de imunização ajudando a fortalecer o organismo infantil contra a doença. Tomar apenas uma das aplicações não é suficiente para a completa imunização da criança.

Seu filho não recebeu a primeira meia dose?

Se seu filho se enquadra nesse grupo e não tomou a primeira meia dose da vacina em março/abril, ele pode recebê-la agora e, em 30 dias, tomar a segunda meia dose para garantir sua imunização. Ambas são garantidas gratuitamente nos postos de saúde, mesmo após o fim da campanha programada pelo MS (que termina no dia 21 de maio).

A criança teve reação à vacina na primeira parte da imunização?

Caso seu filho tenha tido uma reação leve à primeira meia dose, como dores locais, ele deve sim tomar a segunda meia dose. Entretanto, se a reação foi mais forte, é recomendável procurar um médico de confiança antes da segunda aplicação.

A criança está doente?

No caso de o intervalo dos 30 dias já ter vencido e a criança estar com febre nesse período, é melhor consultar o médico antes de decidir levá-la ao posto de saúde para a segunda meia dose.

Só a vacina é o suficiente?

Apesar de a vacinação ser muito importante para afastar o perigo da doença, também é importante manter outras medidas de prevenção, como lavar sempre as mãos, evitar tocar boca e olhos, não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoal, como copos e talheres, e cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Fonte: Revista Crescer